domingo, 23 de outubro de 2011

3D

- "3D Cinema Audience" - Anne Breathwick

Embora, a meu ver, se trate, em vez de uma GRANDE revolução nas capacidades técnico-expressivas do cinema, de uma "jogada" de marketing pelos grandes de Hollywood e os seus amigos das tecnologias, isto do 3D até pode ter a sua piada, e começar a explorar a sua potencialidade artística e financeira, é, creio eu, astuto, pois aposto que mais ano menos ano já se fará cinema independente de reduzido orçamento em 3D (viva a democratização das tecnologias...).

Muitos críticos admitem que nada de significativo acrescenta ao cinema, acrescentando até que traz desconforto ao espectador. Falaram-me muito bem do "Pina" de Wim Wenders (para quem ainda não sabia, sim, ele fez mesmo um filme em 3D!) mas infelizmente não tive oportunidade de o ir ver ao cinema... Enfim, se realmente acrescenta ou não algo ao cinema ainda não o sei, mas não posso deixar de ficar entusiasmado para o começar a "experimentar".

Na verdade o processo de criação de uma imagem em 3D ou Video é até simples (até um certo ponto, claro).

Fiz então uma pequena experiência, embora ainda não tenha confirmado o seu sucesso pela falta dos óculos 3D (os óculos Real 3D que guardaram na gaveta depois da estreia do Avatar não funcionam aqui.... Esses são polarizados e funcionam em condições um pouco diferentes. Aqui apenas os "old-fashioned" vermelhos e azuis funcionarão):

Tirei uma foto com a minha máquina compacta a uns centimetros do cavalo, o principal objectivo.
(Nota: Talvez não tenha sido boa ideia ser um "close-up shot")
Depois, no mesmo eixo, movi a maquina ligeiramente para a direita e reenquadrei o cavalo.
Finalmente, o photoshop fez o resto. O "olho direito" ficou na layer inferior e o "esquerdo" na superior. Depois, diminui o red output da layer inferior para zero e os blue e green output da superior para zero (Curves). Finalmente seleccionei a layer superior e nos blend modes seleccionei Screen. Eis o resultado:


Como disse não tive oportunidade para ver o resultado, portanto se alguém tiver oportunidade de o ver tenha a gentileza de me dar um feedback ;)

No vídeo a coisa é mais ou menos semelhante, mas com duas camaras (embora tambem possa ser só com uma, mas aí a coisa complica-se... Espero, brevemente, fazer uma experiência nesse campo, e logo postarei o resultado.

Cumps

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Now what?...

Espero vir a remodelar isto brevemente, com paciência e interesse, e dar-lhe outra dinâmica.

Mais assuntos, mais variedade, mais pertinência, mais qualidade e mais "sobriedade".

Até breve