segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Conto sem razão: "O homem que não se lembra do que aconteceu a seguir"

O homem caminhava em direcção incerta por entre o cardume de pessoas que, apressadas, entravam e saíam das várias lojas daquela rua pomposamente decorada com luzes de natal. Embora se apercebesse não lhe chateava o facto do seu lento e por vezes incerto passo provocar aqui e acolá um congestionamento do tráfego de pessoas, alguns encontrões e peixarias, contudo rejubilava-se ao constatar que ninguém o atingia. Entretido a teorizar sobre este fenómeno, o homem pára diante de coisa nenhuma, talvez para estudar se estando imóvel continuava a não ser atingido, pensava para si. Enquanto formulava um bom motivo para ter parado um súbito encontrão por detrás serviria de facto empírico para mais tarde considerar que apenas em andamento lento teria a sua teoria praticabilidade. Envolto em braços que o impediam de cair redondo no chão o homem rapidamente se justificava: "a culpa é minha, estava a experimentar uma coisa, deixe lá, deixe lá", e tão depressa como surgiu se sumiu o vulto. Talvez o vulto fosse um desses joggers atrapalhado com os fios que lhe vão de um braço até aos ouvidos, talvez fosse um ladrão ou simplesmente alguém do futuro enviado com a missão de lhe destruir a fé na sua investigação. Ria-se interiomente enquanto retomava o passo agora com um novo mas igualmente incerto destino a 90º "E se me levaram a carteira? Que se foda. Não tinha lá absolutamente nada. É da maneira que já tenho desculpa para ir ao banco ver a Tânia: -"perdi o meu cartão, queria pedir um novo" digo-lhe eu, -"a Júlia tá boa?" -"Acabamos à coisa de 6 meses, espero-te para um café quando saíres?" -"O João vem-me buscar logo.." Será que ela ainda anda com esse cabrão?" Concentrado nos seus pensamentos o homem não reparou que alguém atrás de si o chamava aos gritos "Oh meu senhor, cuidado!" "Fuja daí!!", "Ai meu deus!!!" 
(gritos, uma sineta e depois um baque que silenciou tudo subitamente. "Será outro ladrão?". Foi o seu ultimo pensamento)

Sem comentários:

Enviar um comentário